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Secretaria de Cidadania realiza seminário de integração e balanço das ações realizadas

Encontro reuniu 130 agentes públicos na Associação dos Servidores para a apresentação das ações realizadas e qualificação da gestão para 2023
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Foto: Guilherme Pereira

A Secretaria Municipal de Cidadania (SMC) realizou, nesta quarta-feira (30), o primeiro seminário interno da instituição, com o propósito de integrar os servidores, alinhar estratégias e qualificar os serviços socioassistenciais oferecidos aos grupos vulneráveis em Canoas.

O encontro reuniu 130 agentes públicos da secretaria na Associação dos Servidores Municipais de Canoas e contou com as apresentações do planejamento para 2023 e das ações e metas realizadas neste ano.

Conforme o titular da pasta, Juliano Gonçalves, Canoas é referência para outras cidades no atendimento a pessoas em vulnerabilidade social, com deficiência e idosos, com dezenas de programas e equipamentos espalhados pela cidade voltados à proteção social básica e inclusão.

“Tivemos um ano positivo, crescemos na prevenção e enfrentamento de riscos sociais e pessoais e devemos manter esse ritmo de gestão no próximo ano”.

O seminário também contou com a palestra da especialista, mestre e doutora Michelle Bertoglio Clos, da Fundação La Salle.

Entre os temas abordados, estão o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social, e a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais, com destaque para a humanização do atendimento e o reconhecimento das atividades exercidas pelos servidores da área. Após, houve o espaço para perguntas e debates.

O balanço das principais iniciativas realizadas pela SMC até o momento conta com os seguintes destaques:

– reaberto em 30 de abril do ano passado, o Restaurante Popular distribuiu mais de 76 mil refeições, sendo 43.467 almoços apenas neste ano;

– os quatro Centros de Referência em Atendimento Social (Cras), Guajuviras, Mathias Velho, Niterói e Rio Branco, realizaram, em média, 50 mil atendimentos por mês;

– desde 2021, a secretaria entregou 139.562 cestas básicas e aumentou o investimento neste ano, de R$ 7.750.616,88 no ano passado para 8.787.021,44 em 2022;

– no CadÚnico, a taxa de atualização cadastral é superior às médias estaduais e nacionais, com 86,8% das famílias com cadastro atualizado, a maior taxa entre as 10 principais cidades do RS;

– na proteção especial, foram 560 atendimentos mensais, em média, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e o Albergue Municipal teve uma média de 870 pessoas em pernoite por mês.

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