Na tarde desta terça-feira (14), ocorreu o Seminário Itinerante de Enfrentamento à Violência, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), CRAS Rio Branco e Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. Durante o evento, a rede de enfrentamento à violência contra mulheres apresentou suas ações e realizou debates sobre o tema.
O encontro, promovido no CRAS Rio Branco, teve por objetivo apresentar a rede de acolhimento e proteção, além de dialogar com as mulheres da comunidade sobre políticas públicas e ações efetivas no enfrentamento à violência. Além dos debates, foram realizadas dinâmicas de grupo e oferecido um coffee break.
Conforme a promotora legal popular, Fabiane Lara dos Santos, promover diálogo e reflexão com as mulheres possibilita que as mesmas tenham mais conhecimento e estejam mais acessíveis ao auxílio da rede. “Ir nos bairros, entender como que é a configuração daquele local, facilita para que a gente construa o fluxo, identifique onde tem mais fragilidade e como podemos fazer uma melhor atuação”, destaca.
Locais de assistência
Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM) – Rua Siqueira Campos, 321 / Telefone: (51) 3464-0706
Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) – Rua Humaitá, 1120 / Telefone: (51) 3464-0706
Patrulha Maria da Penha – Telefone: (51) 98413-4102
Defensoria Pública de Canoas – Rua Coronel Marcelino, 25 / Telefone: (51) 3472-0366
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) – Avenida Guilherme Schell, 6068 / Telefone: (51) 3476-4847
Disque Mulher
O serviço mantido pela Secretaria Municipal Adjunta de Mulheres funciona pelo número (51) 99275-8146, nos sete dias da semana e atende ligações, inclusive a cobrar, e mensagens de WhatsApp, podendo receber denúncias ou prestar orientações de emergência. A identidade é preservada e as ligações podem ser feitas por vizinhos, amigos, parentes ou conhecidos.
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC