O município de Canoas deu mais um passo em busca da inclusão de toda sociedade. Nesta terça-feira (14), aconteceu a formatura da primeira turma do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), exclusivo para servidores municipais.
Ao todo, 15 colaboradores de diferentes secretarias concluíram o nível 1 da qualificação. A formação é uma iniciativa da Secretaria Geral do Município, através da Escola Municipal de Governo, em parceria com as secretarias municipais de Cidadania e Cultura. O objetivo é disponibilizar cursos de qualificação em prol da melhoria dos serviços prestados aos canoenses.
A assistente social do Cras Niterói, servidora Valéria Martins Marcelo, trabalha há 12 anos no município e comemora a conquista. Ela, que foi uma das oradoras da turma, lembrou que já havia feito um curso de Libras e, em função da falta de prática, acabou esquecendo muitas coisas.
“Quando vi a oportunidade deste curso, de imediato falei com minha chefia e hoje estou aqui. Entendo que no dia a dia do nosso trabalho saber Libras é fundamental.”
O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, destacou a importância da formação dos servidores não só para a Administração Municipal, mas, principalmente, para os milhares de canoenses surdos.
“Normalmente, as pessoas entendem que o poder público deve cuidar de asfalto e obras. Mas estes detalhes, como a formação em Libras, são de tamanha relevância para a sociedade. Essa formação viabiliza que a comunidade surda seja reconhecida e que seja dada a ela a condição de igualdade.”
Escola de Governo
A formatura foi a primeira entre as qualificações oferecidas pela Escola de Governo, tornando-se um marco para a cidade. A secretária Geral do Município, Aline Pagot, acrescenta que Canoas está iniciando uma nova trajetória em sua história, em que é necessário refletir sobre a qualificação e desenvolvimento profissional e sobre as mudanças no atendimento aos canoenses.
“Certamente esta será a primeira de muitas formaturas dos nossos servidores. Este momento é a coroação dos esforços e sacrifícios pessoais de cada um dos nossos colaboradores. Juntos transformaremos a nossa cidade.”