A segunda etapa da vacinação contra a Influenza (gripe) começou nesta terça-feira (11), com a inclusão dos idosos com mais de 60 anos e professores. A vacinação para este grupo prioritário segue até 8 de junho, nas 27 unidades básicas de saúde de Canoas.
Para se vacinar, é preciso levar documento de identidade. Professores devem apresentar, ainda, carteira de trabalho, contracheque ou documento que comprove o vínculo empregatício.
A meta é vacinar pelo menos 90% de 56.596 idosos e 3.453 professores, segundo dados da Vigilância em Saúde de Canoas. Pessoas que fizeram a vacina contra a Covid-19 devem aguardar o intervalo mínimo de 14 dias para receber a da gripe, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Primeira fase – Na primeira etapa da campanha, encerrada na segunda-feira (10), Canoas vacinou 15.491 pessoas, o que representa 37,7% do público-alvo. Foram imunizadas 11.271 crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos, 1.231 gestantes, 249 puérperas, além de 2.740 profissionais de saúde.
Onde se vacinar
A vacina contra a gripe está disponível nas 27 UBSs do município, das 13h até o final do horário de atendimento de cada unidade. Além de idosos e professores, continua a imunização de crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos, gestantes, puérperas e profissionais de saúde.
Cronograma de vacinação
1ª etapa: 12 de abril a 10 de maio
Crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e povos indígenas.
2ª etapa: 11 de maio a 8 de junho
Idosos com 60 anos ou mais e professores.
3ª etapa: 9 de junho a 9 de julho
Portadores de doenças crônicas (comorbidades), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.