Resíduos da Construção Civil – RCC – PEVs

CANOAS DE CARA NOVA

A cidade de Canoas está passando por uma transformação, para ficar mais limpa, bonita e saudável. Com a contratação de uma empresa de reciclagem de resíduos da construção civil, Canoas terá uma Usina para transformar resíduos sólidos e reutiliza-los nas obras da Prefeitura, gerando economia. A Usina será no Parque Industrial Jorge Lanner, sendo a primeira cidade do Rio Grande do Sul a ter uma usina nesse formato.

A cidade também já conta com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para esse tipo de resíduo, além dos Ecopontos, e de muitas outras ações. A empresa vai recolher e reciclar os resíduos da construção civil (RCC) e demolição. Também serão parte do trabalho os resíduos volumosos, que são coisas geralmente abandonados pela população em locais públicos, como móveis, eletrodomésticos e pneus.

USINA DE RECICLAGEM

A usina será construída no Parque Industrial Jorge Lanner, no bairro Niterói. No local, os resíduos recolhidos vão ser transformados em matéria-prima para as obras da prefeitura, como areia, pedra e brita.

Uma cooperativa será criada junto à usina. A intenção é que os trabalhadores sejam capacitados para produzir canos, blocos de concreto e meio-fio e, depois, aprenderão a fazer a colocação desses materiais.

A Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil de Canoas já tem um exemplo a seguir: a empresa contratada já opera uma Usina semelhante em Jundiaí, interior de São Paulo. Canoas terá a maior usina do tipo no país, e o aterro de inertes, histórico no Jorge Lanner, será retirado gradualmente.

EMPREGO E RENDA

Em breve, a prefeitura pretende criar uma cooperativa junto da usina. A intenção é que os trabalhadores sejam capacitados para produzir canos, blocos de concreto e meio-fio com os resíduos reciclados. Depois, aprenderão a fazer a colocação desses materiais.

CIDADE MAIS LIMPA

Canoas também vai reforçar a fiscalização de descarte irregular de lixo. A empresa paulista SBR vai colocar oito fiscais circulando pela cidade, sendo dois por quadrante. Esse serviço ocorrerá diariamente, de segunda a sexta-feira, e nos sábados pela manhã.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O novo modelo de gestão dos resíduos sólidos de Canoas também inclui a criação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVS), locais que hoje ainda são destino de descarte irregular. Essas áreas serão revitalizadas e receberão caixas estacionárias para os moradores do entorno colocarem resíduos, que serão recolhidos pela SBR.

Essas áreas estão sendo revitalizadas e recebendo caixas estacionárias para os moradores do entorno colocarem resíduos, para serem recolhidos e encaminhados para reciclagem.

A empresa também fará o trabalho de educação ambiental da comunidade, para que todos ajudem a manter os locais limpos.

PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA (PEVs)

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) são locais que antes eram pontos de descarte irregular de lixo e que foram revitalizados pela Prefeitura de Canoas.

Os PEVs receberam caçambas, onde a população pode entregar, gratuitamente, entulhos de pequenas reformas. Esses materiais serão recolhidos e encaminhados para reciclagem.

Além do entulho de pequenas reformas, também são recebidos madeiras, móveis, resíduos verdes e galhos de árvores. Atualmente Canoas possui 20 Pontos de Entregas Voluntárias espalhados pelos quadrantes do município.


(Esses materiais também podem ser descartados em um dos cinco Ecopontos da cidade) 

PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIOS (PEVS)

PEV 1 – Rua Curitiba com Rua São Paulo
PEV 2 – Rua Curitiba com Rua Vacaria
PEV 3 – Rua Curitiba entre as Ruas Tapes e Torres
PEV 4 – Rua Curitiba com Rua São Gabriel
PEV 5 – Rua Arroio Grande, ao lado do número 195
PEV 6 – Rua Fernando Pessoa com Rua Marcílio Dias
PEV 7 – Rua República, em frente à Rua Califórnia
PEV 8 – Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Augusto Pestana
PEV 9 – Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Machadinho
PEV 10 – Rua Itamar Mattos de Maia com Rua Belém
PEV 11 – Rua Evanir José Pagliarini com Rua Walter Spies
PEV 12 – Avenida Nazário com Rua 3 (Em frente ao Hangar Cultural)
PEV 13 – Rua Irmão Tiago com Rua Barbosa Sobrinho Lima
PEV 14 – Avenida Frederico Ozanan com Avenida Imigrantes
PEV 15 – Rua Dona Castorina Lima da Silveira com Avenida Boqueirão
PEV 16 – Rua Ulysses Gomes Ferreira (Loteamento Montserrat)
PEV 17 – Rua 1 com Rua Roberto Francisco Behrens
PEV 18 – Avenida Nazário com Rua Rui
PEV 19 – Rua Rio dos Sinos com Rua Dona Maria Isabel
PEV 20 – Rua Alexandre de Gusmão com Rua Santo Expedito

ECOPONTOS

Materiais recicláveis como papel, plástico, metal e papelão podem ser destinado aos Ecopontos. Materiais contaminantes do solo como eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias,pneus e latas de tintas devem ser devolvidos aos locais de compra. Óleo de cozinha pode ser descartado em garrafas pet junto ao lixo domiciliar.

Clique no ícone para acessar os endereços dos Ecopontos


FISCALIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) contratou oito fiscais motorizados que fazem a fiscalização e acionam os caminhões para esvaziamento e troca das caçambas que ficam nos pontos. Todos os fiscais possuem material de identificação nas motos com o número da unidade e coletes identificadores verdes.

Os fiscais dos PEVs não podem emitir multas, mas todas as irregularidades detectadas pelos fiscais são registradas e repassadas, e a Guarda Municipal desloca agentes próprios até o local indicado para dar o encaminhamento necessário.

Como denunciar descarte irregular?
Quem quiser fazer uma denúncia pode ligar para os telefones da Guarda Municipal no 3425-7612 ou através do Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Prefeitura de Canoas nos telefones: 0800-5101234 / 51.32361088 / 51.32361086 / 51.32361059

FOTOS DE PROCESSOS DA USINA