A segurança dos alunos que estudam na EMEF Nelson Paim Terra foi reforçada. Na tarde dessa quinta-feira (8), a Unidade de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade (SMTM), esteve no local, conversando com pais e professores sobre a importância de prevenir acidentes. Além da entrega de materiais informativos, a pasta revitalizou a sinalização viária – faixa de pedestres e lombadas – da rua Primavera, além de instalar novas placas.
A educação no trânsito, quando abordada no ambiente escolar, incentiva a formação de pedestres e motoristas mais conscientes e responsáveis. Para ajudar nessa importante tarefa, o chefe da Unidade de Educação para o Trânsito, Renato Correia de Souza, distribuiu exemplares da revista “Trânsito seguro e humano para todos”, lançada em abril deste ano pela editora Coquetel. “A escola Nelson Paim Terra é uma das poucas localizadas em uma região com grande fluxo de veículos, por isso percebemos a necessidade realizar essa ação e conscientizar a comunidade escolar”, afirma.
A rua Primavera garante acesso à BR-448, uma das rodovias mais movimentadas da região. Para acessá-la, veículos de grande porte – caminhões e ônibus – trafegam em frente à escola várias vezes por dia, dificultando a travessia dos pedestres. Com o intuito de solucionar o problema, as equipes da SMTM utilizaram cones para estreitar a pista e orientar os condutores. O secretário de Transporte e Mobilidade, Ademir Zanetti, afirma que essa é a primeira fase de um projeto que será adotado em outras escolas.
“Revitalizar a sinalização da faixa não é suficiente para amenizar o conflito entre pedestres e veículos. Além das mudanças práticas, precisamos reeducar os moradores e incentivar a prevenção”, destaca o secretário Ademir Zanetti. Quem percebeu as mudanças e agradeceu os esforços da Prefeitura foi Bárbara Cabral, de 27 anos, mãe de uma das alunas do 5º ano. “Vim buscar a minha filha e estou muito feliz com as mudanças. Espero que, daqui para frente, ela esteja segura”, concluiu.