Lançado no mês de julho, o aplicativo Canoas GoBus contribui para o controle e a eficiência das linhas de ônibus em Canoas. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), os passageiros têm utilizado a tecnologia para facilitar seus deslocamentos pela cidade, e não há registros de reclamação sobre o seu funcionamento. A partir da adesão da população, a prefeitura pode acompanhar a demanda do transporte coletivo e fiscalizar o serviço com mais agilidade.
Customizado a partir do App Teu Ônibus, o Canoas GoBus fornece ao usuário o itinerário de cada linha, os horários, o tempo de chegada e a localização em tempo real do veículo, já que a frota está equipada com sistema GPS. Com isso, o passageiro tem uma informação mais confiável e correta da linha que deve utilizar para ir aos locais desejados.
Por mês, cerca de 1,6 milhão de passageiros circulam na frota operacional de 25 veículos seletivos e 115 veículos urbanos da Sogal. A ouvidoria da empresa registra, em média, 50 reclamações semanalmente, que incluem problemas com atrasos e itinerários dos ônibus, mas não recebeu nenhuma em relação ao aplicativo nas últimas semanas.
Para o diretor da Sogal, Marlon Casagrande, os usuários seguem se adaptando à tecnologia, que também integra as ações de oferta de um transporte confiável, seguro e de qualidade. “A experiência está sendo muito positiva para nós. O Canoas GoBus mostra o compromisso e a transparência da empresa com seus passageiros e com a prefeitura, pois sabemos o grande dever que temos com a nossa cidade e estamos sempre buscando melhorar a eficiência dos nossos serviços”, ressaltou.
Além de otimizar o tempo dos passageiros dos ônibus, o Canoas GoBus também facilita a fiscalização da SMTM, pois envia alerta para quando houver falhas na tabela horária”, desvio de itinerário ou atraso. O aplicativo é gratuito e está disponível para download nas lojas App Store e Google Play.