O projeto “GraffTober Fest”, idealizado, de forma independente, pelo grafiteiro canoense Matheus da Silva, tem como objetivo revitalizar e embelezar as praças e parques da cidade. A primeira ação foi realizada no muro da praça Luís Longhi, ao lado da EMEF Rio de Janeiro, bairro Mathias Velho, contando com apoio da própria escola e da Subprefeitura Centro.
Matheus destacou que escolheu o local para começar o projeto pois era aluno da escola e costumava frequentar a praça. Após receber apoio da escola e da Subprefeitura, o artista reuniu grafiteiros de diversas regiões do estado para realizar a pintura.
“Eu tive a ideia depois de ver as ações de pintura no calçadão, quando vieram artistas de fora da cidade, e eu como morador também queria deixar minha contribuição de alguma forma. Esses projetos são bons para mostrar para as pessoas que isso que a gente faz é arte”, ressaltou.
A subprefeita do Centro, Ana Moraes, comemorou a parceria com o artista e o resultado do projeto. “Nós acreditamos que é através da arte e do embelezamento da cidade que as pessoas se sentem mais conectadas com os espaços públicos. É muito bom ver as pessoas curtindo e vindo para tirar fotos”, concluiu.