De 10 a 13 de janeiro, servidores da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria do Meio Ambiente participam de um curso para operador de motosserra. O treinamento, realizado pela Defesa Civil em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural RS (SENAR-RS), tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências profissionais de modo que os participantes operem de forma segura e eficiente as motosserras, uniformizando procedimentos para inspeção, manutenção e conservação desses equipamentos.
“Hoje a Defesa Civil está equipada com motosserras e motopodas. Quanto mais profissionais estiverem preparados para uma pronta resposta em casos de desastres, para nós, é muito bom”, relata o secretário da pasta, Igor Sousa. Ele ainda conta que para manuseio destes equipamentos é necessário preparação. “Se trata de um trabalho muito delicado e de risco. O profissional precisa ser muito competente para estar executando esta atividade”, explica.
Foram abordados os temas de componentes básicos de uma motosserra, legislação e operação de motosserra, o perfil do operador de motosserra e as regras de segurança na operação de motosserra. Os servidores que se voluntariaram para o curso ainda aprenderam, nas aulas práticas, como colocar a motosserra em funcionamento, a tecnologia de corte de árvores e as maneiras de derrubada de árvores.