No início desta segunda-feira (27), a Subprefeitura Noroeste realizou o recolhimento de entulhos e galhos em um conhecido ponto de descarte irregular, na rua Campinas, no bairro Mathias Velho. Dois caminhões foram utilizados para auxiliar na limpeza do local que agora se encontra limpo e sem resíduos.
A subprefeita, Maria Aparecida, ressalta sobre a conscientização da população para que os resíduos sejam destinados aos locais corretos. “Pedimos, incansavelmente, que os moradores parem de descartar lixo aqui nesta esquina. Qualquer pessoa pode e deve destinar os seus resíduos ao ecoponto que se encontra na rua Espumoso, 315, aqui no bairro Mathias Velho.”
Descarte irregular é crime
Além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal 4.980, de 2005.
Denúncias podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800-510-1234 ou com a Guarda Municipal, pelo número 153. Os moradores também podem enviar fotos da placa de qualquer veículo que estiver descartando lixo em áreas de terrenos baldios, privados ou públicos, calçadas e vias públicas. Envie sua denúncia para: atendimento.smsu@canoas.rs.gov.br, informando o local, a fotografia do veículo, a data e a hora do ocorrido.