Coleta Seletiva em Canoas

O QUE É

A Coleta Seletiva é o processo de recolhimento dos resíduos recicláveis descartados.

Na coleta seletiva, os materiais que podem ser reciclados devem ser separados previamente na fonte geradora, ou seja, nas residências.

No caso da coleta seletiva de resíduos secos recicláveis (ex: papéis, plástico, etc), estes devem ser separados dos resíduos orgânicos (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos).

Este procedimento de separação correta na fonte geradora é muito importante para evitar a contaminação dos materiais reaproveitáveis, favorecendo o seu retorno ao ciclo produtivo e diminuindo os custos de reciclagem.

A Coleta Seletiva está prevista nas leis federal (12305/2010) e municipal (5485/2010).

O QUE DESCARTAR NA COLETA SELETIVA:

Plásticos em geral: copos, garrafas, sacos/sacolas, embalagens pet (refrigerantes, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC e embalagens de produtos de limpeza.

Papel e papelão: jornais e revistas, folhas de papel, cartolinas e papel cartão, rascunhos. Importante: não amasse nem molhe os papéis.

Vidros: embalagens de vidro em geral (garrafas, copos, frascos de remédios vazios). Lembre-se de embrulhar bem os vidros quebrados para evitar acidentes.

Metais, alumínio e aço: panelas, torneiras, latas de refrigerante, cerveja (livres de resíduos contaminantes e tóxicos), ferragens, chapas, cobre, embalagem de marmitex (sem resíduos orgânicos) e enlatados.

Sucatas: de ferro, cobre e arame.

Embalagens de Tetra Pack: embalagens de suco, leite e iogurte.

Óleo de cozinha: devidamente acondicionado em garrafas pet, bem fechadas.

Embalagens de isopor: sem resíduos orgânicos (bandejas de carne e frios).

COMO DESCARTAR

Aproveite o máximo do conteúdo das embalagens, assim você evita o desperdício.

Passe apenas um pouquinho de água de reuso nas embalagens antes de descartar: com isto você ajuda a evitar insetos indesejáveis em sua casa, nas lixeiras e nas cooperativas. Também garante mais valor aos resíduos na hora da comercialização, ajudando na renda dos catadores.

Embale todos os materiais cortantes, com cuidado, evitando acidentes durante o descarte, coleta e triagem. Dica: corte uma garrafa PET ou uma caixa TETRA PACK, coloque o vidro ou outro material cortante dentro e lacre. Assim o conteúdo ficará protegido e evitará acidentes.

Os papéis devem estar secos, MAS EVITE AMASSÁ-LOS POIS ELES PERDEM VALOR COMERCIAL.

Não misture os resíduos da coleta seletiva com resíduos da coleta convencional.

Acomode os resíduos seletivos em sacos plásticos;

Veja o dia da coleta em seu bairro e entregue seu resíduo seletivo para os caminhões IDENTIFICADOS DA COLETA SELETIVA.

Informe a secretaria do Meio Ambiente sobre qualquer irregularidade.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA?

Todos nos beneficiamos com a coleta seletiva e a reciclagem dos resíduos. Através destes processos qualificamos nossa relação com o meio ambiente e, consequentemente, nossa qualidade de vida.

A coleta e a reciclagem de resíduos propiciam:

Economia de energia;

Preservação dos recursos naturais;

Diminuição da quantidade de resíduo a ser enterrado;

Diminuição dos impactos ambientais;

Redução dos custos de matérias-primas industriais;

Promoção do desenvolvimento de uma consciência ambiental nas populações.

A coleta seletiva, através da reciclagem, irá transformar seu resíduo em um novo produto. Veja alguns exemplos:

PAPEL:

– Uma tonelada de aparas de papel pode substituir de 2 a 4 metros cúbicos de madeira, o que evita a derrubada de 15 a 30 árvores;

– Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2.000 litros de água, ao passo que, no processo tradicional, este volume pode chegar a 100.000 litros por tonelada;

– Em média, na produção de papel reciclado, pode-se chegar a 80% de economia de energia.

ALUMÍNIO:

– A cada quilo de alumínio reciclado, cinco quilos de bauxita (minério de onde se produz o alumínio) são poupados;

– Para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, neste caso a reciclagem proporciona uma economia de 95% de energia elétrica;

– De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), as latas recicladas são transformadas em novas latas, com grande economia de matéria-prima e energia elétrica.

GARRAFAS PET:

– Com garrafas pet podem ser produzidos diversos materiais como estofamentos, carpetes, enchimento para sofás, cadeiras, travesseiros, cobertores, tapetes, cortinas, lonas para toldos e barracas, roupas esportivas, entre tantos outros materiais.

VIDRO:

– O vidro é infinitamente reciclável. Todos os recipientes de vidro, depois de usados e mesmo que estejam quebrados, podem ser reciclados.

COMO ORGANIZAR A COLETA SELETIVA EM MEU CONDOMÍNIO?

Para que a coleta seletiva ocorra em um condomínio residencial é necessário seguir o seguinte regramento:

1 – O condomínio deve colocar à disposição de seus moradores contêineres para resíduos recicláveis, devidamente identificados;

2 – O condomínio deve orientar os moradores para que realizem corretamente a separação, evitando assim a mistura indevida de resíduo reciclável com resíduo orgânico. É importante observar que, havendo mistura de resíduos, as cooperativas não realizarão a coleta, pois os resíduos misturados se tornam rejeitos e não podem ser aproveitados.

3 – O contêiner de resíduo reciclável deve ser colocado em local de fácil acesso e manuseio pelos coletores, evitando assim a demora no recolhimento, respeitando o dia e o horário determinado para coleta;

4 – O condomínio deve ter uma pessoa responsável para acompanhar o recolhimento do resíduo.

Após atender as solicitações do regramento, o condomínio deve solicitar à Diretoria de Saneamento, Resíduos e Coleta Seletiva (DRSC) da SMMA a sua inclusão no roteiro através do email sac.coleta@canoas.rs.gov.br.

A DRSC agendará uma visita técnica para vistoriar o local e autorizar o início da operação de coleta.

QUEM FAZ A COLETA SELETIVA EM NOSSA CIDADE

Em 2010, a lei 5485/10, em sintonia com a legislação federal (lei 12305/10), instituiu o serviço público de coleta de resíduos recicláveis. Esta lei, entre outros objetivos, buscou “reconhecer as cooperativas ou associações populares de coleta seletiva como agentes ambientais da limpeza urbana”.

O serviço de coleta seletiva é realizado por 8 Cooperativas de Recicladores.

A triagem dos resíduos nestas oito cooperativas beneficia diretamente mais de 735 pessoas.

Os endereços das cooperativas encontram-se no mapa abaixo.

Roteiros Cooperativas

AS COOPERATIVAS

Cooperativa Amigos e Amigas Solidárias (Cooarlas)

Esta cooperativa nasceu de uma associação de mulheres – Associação de Reciclagem de Lixo Amigas Solidárias, criada em 1999. A cooperativa possui mais de 37 cooperados e está situada na Rua Bela Vista 14, no Bairro Guajuviras.

Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Canoas (Coopcamate)

A Coopcamate originiou-se da Associação de Carroceiros e Catadores de Material Reciclável de Canoas, criada em 1983, que reunia carroceiros e catadores informais. A cooperativa está situada a Rua Dom Pedrito 800, no Bairro Mathias Velho.

Cooperativa de Reciclagem - União Faz a Força (Coopermag)

Esta cooperativa originiou-se da Associação de Triagem e Reciclagem Mato Grande, constituída em 2002, por um grupo de mulheres. A cooperativa está situada na Rua Berto Cirio 3370, no Bairro São Luis.

Cooperativa Renascer

A Renascer originou-se do grupo mais antigo de catadores existente no município. Já em 1976, integrantes da cooperativa atual catavam no antigo lixão da cidade, no aterro Fazenda Guajuviras. A Renascer é constituída atualmente por quase 30 cooperados e está situada na Estrada do Nazário 3303, no Bairro Guajuviras.

Cooperativa Mãos Dadas

A cooperativa Mãos Dadas originou-se do assentamento das obras da rodovia 448 sendo constituída, atualmente, por aproximadamente 21 cooperados, e está localizada na Rua Dois (Loteamento Canoas Minha Terra II) 85, no Bairro Fátima.

Cooperativa Mato Grande Canoense

A cooperativa Mato Grande Canoense é constituída, atualmente, por aproximadamente 25 cooperados, sendo localizada na Rua Dona Maria Isabel, 1633, no bairro Mato Grande

COOPERSOL

A cooperativa Coopersol é constituída, atualmente, por aproximadamente 20 cooperados, sendo localizada na Rua José Pagliarini, 506, no bairro Niterói.

COOPERTEC

A cooperativa Coopertec trabalha há mais de 8 anos na categoria Reciclagem de Resíduos Eletrônicos e Eletrodomésticos e está localizada na Rua Piauí, 292, no bairro Niterói.

[addtoany]