Cultura e Turismo

Em 12 de maio de 2017, a pasta passou a se chamar Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT). A secretaria passou a medir ainda mais esforços para promover atividades que busquem investimentos para o desenvolvimento do turismo, articular a promoção da cidade no país e no exterior, analisar e compreender destinos, roteiros e atividades do setor turístico e viabilizar a formação e a capacitação dos profissionais que atuam na área de turismo. 

A SMCT tem como função planejar, organizar e supervisionar os serviços técnicos administrativos de sua competência; promover a cultura em todas as suas atividades; desenvolver as ações nas áreas de cultura; administrar o patrimônio histórico, artístico e cultural do município; garantir o pleno e efetivo exercício dos direitos culturais; promover o acesso às fontes da cultura em níveis local, regional e nacional; apoio e incentivo à produção, a valorização e a difusão das manifestações culturais; proteger o patrimônio cultural; manter a Biblioteca Pública Municipal, museus e outros órgãos de difusão cultural; cadastrar o patrimônio histórico e o acervo cultural público e privado, nos termos do artigo 223 da Constituição Estadual e do artigo 264 da Lei Orgânica Municipal; implantar ações culturais em cooperação com outros Entes da Federação; a pesquisa cultural; o desenvolvimento do processo cultural no plano técnico-didático-pedagógico; o intercâmbio cultural com área afins de outros municípios, visando um maior relacionamento das áreas de cultura; exercer outras competências para a execução de atividades da área de atuação da Secretaria Municipal de Cultura previstas em lei; exercer outras atividades delegadas pelo Prefeito Municipal.

 

  • icone horário atendimento

    9h às 18h

  • icone endereço departamento

    Rua Ipiranga, 105 - Centro

  • icone e-mail

    cultura.turismo@canoas.rs.gov.br

  • icone telefone para contato

    (51) 3425-7702

Mauri Grando

Secretário (2017-2020)

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mauri é natural de Canoas e empresário musical. Radialista há 33 anos, foi gestor de produto e de programação das rádios Universal, Metrô, Cidade, Rural, Farroupilha e Atlântida. Participou da produção de eventos como o Planeta Atlântida, Cidade Elétrica, além de atuar como promotor de shows nacionais e internacionais. Realizou a transmissão de grandes shows no Brasil, como Paul McCartney, Madonna e Michael Jackson.

SERVIÇOS RELACIONADOS

EVENTOS RELACIONADOS