Biblioteca Municipal de Canoas

Biblioteca Municipal de Canoas

A Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva foi criada pela Lei nº 592 de 22/08/1959 na administração do prefeito Sezefredo Azambuja Vieira e inaugurada na gestão do prefeito Hugo Simões Lagranha em 25/10/1966. Após algumas mudanças de local a Biblioteca Pública João Palma da Silva constitui sede no antigo prédio do Fórum, localizado na rua Ipiranga, 105 no centro de Canoas. O nome oficial João Palma da Silva foi adotado a partir de 1980, através da Lei nº1948. O objetivo da Biblioteca é aprimorar seus serviços, atingindo sua função primordial que é informar.

Clique aqui e veja os livros disponíveis para consulta e empréstimo.

A Biblioteca está localizada na Rua Ipiranga, 105 – Centro, Canoas/RS.

Segunda à Sexta, das 9 às 18h. Aos Sábados das 9h às 13h.
Fone: (51) 3425-7702 opção 2 ou  (51) 3462-1622.

Biblioteca Municipal de Canoas

A cinquentenária Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva oferece aos canoenses milhares de opções literárias, que podem ser retiradas gratuitamente. O acervo do espaço vai de romances consagrados à jornais diários de grande circulação.

Documentos necessários para se associar à Biblioteca

– Documento de identidade
– Comprovante de residência
– 1 foto 3×4 atualizada e colorida
– Contribuição espontânea de R$ 15.

O local fica aberto, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, das 9h às 13h.

Desde a criação da Secretaria de Cultura, em 2009, a Prefeitura de Canoas vem implantando equipamentos em espaços públicos que procuram promover o estimulo à leitura, articulada com outras expressões culturais. As Bibliopraças e Biblioparques têm como objetivo principal o  fomento à prática da leitura. Cativar leitores, tornar a leitura mais atraente e oferecer um espaço literário agradável, além de qualificar o ambiente social dos bairros, tornando Canoas uma cidade leitora.

Os livros são distribuídos por assunto: Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, Autores Canoenses, Literatura Gaúcha, Poesia, Literatura Infantil, Literatura Juvenil e Diversos, atendendo a todas as faixas etárias.

A Bibliopraça é um equipamento cultural urbano na forma de um livro gigante,  Constitui-se em quatro lâminas com oito estantes, que comportam cerca de 200 livros. Os Biblioparques foram instalados nos Parques Municipais de maior movimento de público, em galpões cobertos onde é possível realizar atividades de leitura, contação de histórias, apresentações e palestras e empréstimo de livros.

As Bibliopraças e Biblioparques são gerenciadas pela Biblioteca Pública Municipal.

Endereços

  • Biblioteca Municipal João Palma da Silva