A controladora-geral adjunta de Canoas, Fernanda Piccinini, tomou posse na manhã desta terça-feira (15) como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Canoas. Na nova diretoria do Conselho, estão Valquíria da Rosa Schoenardie (vice-presidente), Maristela Mignot (secretária) e Claudete Bosa Mielczarski (tesoureira).
O COMDICA está integrado à Secretaria Municipal de Cidadania e funciona em consonância com os Conselhos Estadual e Federal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para Fernanda, o momento é de realização profissional e pessoal. Em sua gestão, pretende trabalhar para resguardar as crianças e os jovens de discriminações, violência, desigualdades e opressões. “Quero resgatar a parceria com o Conselho Tutelar para que juntos possamos assegurar a proteção dos mais necessitados”, disse a gestora. O controlador-geral de Canoas, Roger Almeida, parabenizou a presidente do Conselho e toda a nova diretoria, e salientou a reforma administrativa, que passou à Controladoria-Geral a responsabilidade de prestar o apoio aos Conselhos Tutelares. “Desde o início do ano, estamos lutando para fortalecer o órgão. Trazer uma mulher forte, como a Fernanda, que possui muita representatividade em Canoas, é mais um passo nesse sentido”, enfatizou Roger Almeida. O controlador informou que o Governo Municipal está empenhado no fortalecimento dos Conselhos Tutelares.
Legado
Fernanda Piccinni tem o trabalho social no seu DNA. O pai, Ledevino Piccinini, foi coordenador das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) no Rio Grande do Sul por mais de 20 anos. Como deputado federal, continuou lutando pelas causas sociais e trabalhando com as pessoas com deficiência (PCD). Fernanda cresceu atuando no trabalho social pelas pessoas que mais precisam.
Autoridades
Estiveram presentes no ato de posse, o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques, representando o prefeito Jairo Jorge, o Secretário Municipal da Cidadania, Paulo Bogado. Representando o presidente da Câmara Municipal, o vereador Pastor Duarte e os vereadores Jefferson Otto, Gilson Oliveira e Maria Eunice. A coordenadora do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vera Siqueira Santos, também acompanhou a posse.