Casa das Artes Villa Mimosa

Uma casa rica em história e generosidade para a difusão e formação da arte em suas várias linguagens. Assim é a Casa das Artes Villa Mimosa, um dos prédios mais antigos da zona urbana de Canoas. Tombado como patrimônio histórico municipal em 2009, o local foi posteriormente restaurado, constituindo-se no primeiro centro cultural público do Município.

Construído em 1904, em estilo neoclássico, e preservado por décadas pelo casal Frederico Guilherme Ludwig e dona Mimosa, os primeiros proprietários, o prédio da Villa Mimosa foi restaurado pela construtora Goldzstein Cyrela. A Prefeitura de Canoas entregou oficialmente o Centro Cultural à comunidade em junho de 2012.

O espaço, agora público, dispõe de ambientes e projetos para formação, expressão e disseminação cultural dos artistas locais e a comunidade em geral.

Uma intensa agenda de atividades é divulgada periodicamente, sempre com acesso gratuito.

História

Foi construída em 1904 para ser a casa de veraneio do contador Frederico Guilherme Ludwig e batizada em homenagem a sua mulher, Arminda Genuína Kessler, conhecida como Dona Mimosa.
O patriarca de uma das famílias mais tradicionais de Canoas decidiu utilizá-la como moradia. Em um dos lados, foi instalado um armazém de secos e molhados e, em outro, a primeira loja de armarinhos da cidade.

Horários de funcionamento e informações

Atendimento ao público e visitação: de terça à quinta das 9h às 12h e das 14h as 18h. Sextas – 8h às 14h. Sábado e domingo das 14h às 18h, com visitação apenas na sala de exposição do local.

Av. Guilherme Schell, nº 6270 – Centro – Canoas – RS
Fone: (51) 3428 5789
Email: villa.mimosa@canoas.rs.gov.br

A Casa das Artes Villa Mimosa também recebe grupos para visitas guiadas históricas.
O agendamento pode ser feito pelo telefone 51 3428 5789.

Veja o livro com a história da Casa das Artes

Clique para ver o livro sobre a Casa da Villa Mimosa e sua restauração